O que é USDC e como funciona

O que é USDC e como funciona?

Quer saber mais sobre a USDC e como ela funciona? Então, esse artigo é para você! Confira!

Quem está começando agora no mundo das criptomoedas fica meio perdido com tantas siglas diferentes, achando que não vai decorá-las e pode acabar ficando até meio desestimulado. Mas, acredite, com o tempo (e bem pouco tempo!), você acaba se familiarizando com todas elas.

No caso, provavelmente, se chegou até aqui é porque está querendo saber o que significa USDC, não é mesmo? Então, USD é a sigla para United States Dollar, que significa dólar dos Estados Unidos, e o C é a sigla para Coin, e tudo isso junto fica USDC.

E o USDC é uma stablecoin (que significa “moeda estável”), desenvolvida para diminuir o fator de imprevisibilidade dos investimentos, seu preço costuma ficar sempre próximo de 1 dólar, ou na tradução literal. 

Uma criptomoeda stablecoin une a transparência e segurança do blockchain à estabilidade das moedas fiduciárias, aquelas moedas que conhecemos e usamos diariamente.

As stablecoins surgiram, principalmente, pela necessidade dos investidores em criptomoedas manterem seus saldos em moedas fiduciárias.

A primeira stablecoin

Como promessa de maior estabilidade no mundo das criptomoedas, em 2014 surgiu a USD Tether, a primeira stablecoin, e ainda a mais negociada no mundo. 

Na teoria, para os criadores do USD Tether, ou USDT, manterem o valor da stablecoin sempre em um dólar, necessitavam ter como garantia SEMPRE  um dólar em uma conta bancária para cada USDT emitido. Porém, como esses dados não são tão transparentes como deveriam, muitos investidores suspeitam que não existem todos os dólares necessários para garantir o preço da moeda, isto é, não existe lastro.

A criação da USDC

Por todas as dúvidas e questões levantadas sobre a transparência da USDT, um consórcio de duas grandes empresas de blockchain norte-americanas, a Circle e a Coinbase resolveram criar, em 2018, a stablecoin USDC, também referenciada em dólar americano e executada na blockchain Ethereum (ERC-20). 

O consórcio, chamado de CENTRE, considera, principalmente, a regulação, por isso, todos os membros precisam estar em conformidade com as leis locais onde operam.

E desde 2018, a USDC não para de crescer muito em adoção, sendo atualmente a segunda maior Stablecoin do mercado (U$ 750 MM, atrás somente do Tether que está em U$ 6,4 Bi).

Mas, afinal, qual stablecoin escolher?

É preciso ter em mente que o mercado das criptomoedas é ainda muito novo, e não param de surgir novas moedas ou novos projetos de stablecoins, principalmente atrelados ao dólar americano. 

E quem está começando agora a investir nesse mercado das crisptomoedas acaba ficando na dúvida em qual stablecoin investir. 

Infelizmente, a resposta para esta pergunta não é nada simples, até porque é preciso considerar muitos fatores, tais como:  

Segurança: a maioria das stablecoins usa o mesmo blockchain, o Ethereum, e suas moedas são criadas utilizando tokens ERC-20. Embora o Ethereum seja considerado uma rede bastante segura, vale a pena ficar atento, caso alguma stablecoin decida migrar para outra rede.

Lastro: a qualidade do lastro também deve ser considerada, assim como, sua transparência e governança. E é por isso que a USDC vem ganhando, de forma impressionante, mais adoção no mercado.

Onde utilizar: outra consideração a ter em mente é onde pretende utilizar a stablecoin, já que algumas exchanges só trabalham com uma stablecoin, por exemplo. Por exemplo, não adianta querer enviar USDCs para uma exchange que só aceite DAI, ou Tether. 

Onde negociar criptomoedas de forma rápida e segura

Quem está entrando agora para o mundo das criptomoedas precisa, antes de qualquer coisa, saber que para um investimento de sucesso é preciso contar sempre com uma boa e confiável Exchange, como a KuCoin, por exemplo, a maior plataforma social de negociação, onde poderá ter um suporte de qualidade 24 horas por dia.

E, claro, sem falar que a KuCoin oferece gráficos em tempo real, e notícias fresquinhas sobre o mercado das criptomoedas. 

Nesse sentido, quer saber o preço mais recente da USDC? Basta acessar a plataforma e, de forma clara e segura, poderá se manter atualizado, principalmente, sobre os preços de USDC/USD e poder comprar/vender criptomoedas de forma rápida e transparente.