História de Dubai

História de Dubai: 8 curiosidades que certamente você não sabia!

A história de Dubai é envolta de curiosidades e mistérios que remontam a mais de 3000 mil anos antes de Cristo. E ainda que seu crescimento incrível tenha acontecido apenas nas últimas décadas, há fatos que transformaram a cidade em uma das mais encantadoras do mundo.

E não é para menos! Pense em uma pequena vila de pescadores que, nos dias de hoje, disputa com Tóquio e Nova York como uma das mais modernas e cosmopolitas das cidades.

Para saber mais, já separe seu seguro viagem internacional e embarque com a gente na história de Dubai. Certamente você vai querer conhecê-la de perto após ler nossas curiosidades! Boa leitura!

História de Dubai ao longo de 5 milênios

Antes das curiosidades, vamos à história de Dubai? Segundo registros históricos, o local onde fica Dubai agora foi um pantâno, por volta do ano 3000 a.C. Os primeiros habitantes e colonos só surgiram em 2500 a.C.

E até por volta do ano 1000 d.C, o destaque era o fato de Dubai ser rota comercial entre Omã e o atual Iraque. Nos 7 séculos seguintes, Dubai era uma vila de pescadores e mergulhadores que buscavam pérolas e comércio de ouro, especiarias e têxteis.

E assim foi até meados do Século 19, com dinastias políticas que, inclusive, muraram a cidade.

Pode-se afirmar que a prosperidade e mudança de novos ares se deu entre 1892 e 1966, quando o líder Al Maktoum assumiu o poder e isentou comerciantes estrangeiros de impostos. Com isso, o comércio como um todo potencializou-se por ali.

Contudo, a superexploração e uma recessão global (em tempos pós Segunda Guerra Mundial) também afetou Dubai. E aí surge um novo mercado.

Dubai e a história do petróleo

Dubai e a história do petróleo

A história de Dubai precisa dedicar um capítulo exclusivo para a exploração do petróleo, que tomou força em 1966. O investimento foi tão grande, que em pouco tempo a cidade passou a contar com centro comercial e o maior porto artificial do mundo.

Além disso, criou-se uma zona franca ao redor do porto, e nas décadas seguintes, a aposta foi no turismo de negócios ou metropolitano.

E para oferecer atrativos únicos, tudo se tornou superlativo e de grande ostentação. Com isso, Dubai passou a ter hotéis luxuosos e incomparáveis, arquitetura moderna, eventos esportivos e de entretenimento de classe mundial.

Ao se tornar centro financeiro importante para o mercado no início do Século 21, a história de Dubai cravou mais um capítulo para o futuro. Ou seja, além de potência histórica e turística, oficialmente a cidade se tornou referência comercial.

8 Curiosidades que você não deve saber sobre Dubai

8 Curiosidades que você não deve saber sobre Dubai

Após conhecer a história de Dubai, que tal se encantar com algumas surpresas que trouxemos sobre a cidade? Confira!

1 – Dubai tem ilhas artificiais que podem ser vistas do espaço!

Isso mesmo! Em 2014, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) divulgaram fotos dos arquipélagos artificiais de Dubai, feitas pela nave em órbita.

Aliás, a maior destas ilhas – Palm Jumeirah – precisou de 10,5 milhões de caminhões para criá-la!

2 – 5 estrelas não, 7!

Parece exagero, mas, se tratando da história de Dubai, cada capítulo é um luxo à parte. E por isso, a cidade se orgulha de ter o primeiro hotel 7 estrelas do mundo. Trata-se do Burj Al Arab, que tem 1.790 metros quadrados cobertos com folhas de ouro 24 quilates.

3 – Temperaturas acima de 50º

Sabe aquele papo de Rio 40º? Pois fosse nos Emirados Árabes, e para falar sobre Dubai, a temperatura ainda sobe mais. É isso mesmo!

No verão de julho de 2002, Dubai registrou pela primeira vez 52,1º. Números semelhantes aconteceram outras vezes nos anos seguintes, mas este se tornou histórico.

4 – Tudo é climatizado em Dubai

Se falamos em altas temperaturas, temos uma boa notícia para quem não gosta delas: quase todos os ambientes por lá são climatizados.

Ou seja, casas, escolas, shoppings, ônibus e até mesmo os pontos de espera são climatizados!

5 – A história de Dubai mantém o respeito ao Ramadan

Mesmo com modernidade e sofisticação, a tradição islâmica do Ramadan é respeitada em Dubai. Ou seja, no mês mais importante da religião, é proibido dançar e tocar música, comer ou beber em público.

Nos restaurantes, as cortinas são baixadas para que os clientes possam se alimentar longe da vista do público. Aliás, o Ramadan acontece anualmente considerando o 9º mês do calendário islâmico. Em 2023, por exemplo, ele vai cair entre 22 de março e 20 de abril.

6 – Pista de ski no meio do deserto

Dubai e suas excentricidades trouxe aos turistas uma pista de esqui e snowboard com neve artificial. Mas calma: ela fica dentro de um dos maiores shoppings de lá, o Mall of Emirates.

E claro, é a maior pista indoor do mundo, com 85 metros de altura!

7 – Nem pense em beijar alguém em público!

Pois é, a última curiosidade sobre Dubai segue uma legislação que considera as regras do Islamismo em qualquer lugar da cidade. Ou seja, pessoas casadas podem dar as mãos, mas beijos e carícias são consideradas ofensas graves.

E mesmo para turistas, descumpri-las é passível de prisão ou deportação.

Conclusão

Agora que você conheceu mais sobre a história de Dubai, e algumas curiosidades que a tornam uma cidade única, não deixe de pesquisar mais antes de preparar as suas melhores malas para a viagem.

Lembre-se que, por se tratar de uma cultura peculiar e bem distante de nós, é importante se certificar de cada detalhe para não ter imprevistos ou agir em descumprimento à lei de lá.

Do mais, prepare-se para conhecer uma cidade mágica, hospitaleira e encantadora!