Melhores bancos para pequenos negócios: físicos e digitais

Melhores bancos para pequenos negócios: físicos e digitais

Escolher o melhor banco para um negócio nem sempre é uma tarefa fácil. Entrem diversas opções, conhecer as diferenças entre uma conta tradicional e uma conta digital PJ pode ajudar na decisão.

Sabemos que começar um negócio é sempre um desafio, que envolve muitas atividades. Talvez por isso muita gente deixa para abrir uma conta pj depois.

No entanto, ter uma conta para sua empresa é fundamental para manter o dinheiro do negócio separado de contas pessoais. E isso vai possibilitar uma maior organização financeira no seu negócio.

Pode parecer pouca coisa, mas uma das maiores causas de as empresas não darem certo é justamente a falta de um bom planejamento e gestão financeira.  

Ou seja, escolher um banco para sua empresa é um daqueles itens que não dá para deixar de lado. Se você tem dúvidas em relação a esse assunto, continue lendo para ver quais são as melhores opções de conta pj digital ou física para o seu negócio.

Diferenças entre banco tradicional e banco digital

O primeiro passo para determinar a melhor opção para o seu negócio é entender, qual a diferença entre um banco físico e um banco digital. De uns anos para cá acompanhamos um grande aumento dos bancos digitais, tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas.

Mas afinal, o que torna essas instituições tão diferentes?

Estrutura física do banco

A maior distinção entre esses tipos de banco é a estrutura física. Os bancos tradicionais contam com uma estrutura ampla de agências físicas e muitos funcionários para atender seus clientes. 

Também é normal esses bancos disponibilizarem um gerente responsável pelas contas de algumas empresas. Isso tudo visando oferecer um atendimento mais personalizado.

A grande revolução dos bancos digitais foi justamente eliminar a necessidade dessa estrutura física. Nesses bancos, toda a comunicação entre banco e empresa é feita de forma digital. Desde a abertura da conta, até contratação de serviços e toda a gestão do dinheiro da empresa.

Taxas

Por conta dessa redução da estrutura física, os bancos digitais acabam economizando muito. Afinal, não precisam pagar aluguéis, contas de luz e água, e tem um quadro de funcionários mais enxuto.

Toda essa economia se reflete em taxas mais baixas para os clientes. E esse é o grande diferencial desses bancos. 

Atualmente, mesmo os bancos tradicionais já oferecem opções de conta pj digital que oferecem taxas reduzidas para os seus clientes. 

Burocracia

Geralmente um banco digital também costuma simplificar a burocracia que é tão comum aos serviços bancários. Ao transferir todos os processos para o ambiente digital, além de eliminar a necessidade de deslocamento, esses bancos também conseguem agilizar alguns serviços.

Um bom exemplo é a abertura da conta pj digital, feita via aplicativo. Basta que a empresa envie os documentos de forma online e, em pouco tempo, tem a conta aprovada.

Melhores bancos para pequenos negócios

Vários pontos diferenciam um banco tradicional de um banco digital para empresas. A escolha da melhor opção deve depender da demanda que o seu negócio tem.

Por exemplo, se você precisa ou gosta de um atendimento mais próximo e não se importa de se deslocar até uma agência para conversar com o gerente da conta, talvez um banco físico seja uma boa opção.

No entanto, se a sua empresa conta com poucas pessoas para fazer todo os serviços, talvez seja melhor considerar um banco que tenha serviços mais ágeis.

Pesquisar e comparar os serviços e taxas cobradas pelos bancos é a melhor maneira de tomar a decisão certa.

Abaixo separamos algumas opções de bancos físicos e digitais que contam com segurança para facilitar essa escolha.

Bancos físicos

As instituições financeiras abaixo são bastante antigas e  tradicionais e, atualmente contam com serviços para pequenas e médias empresas também.

Itaú

O Itaú é um banco tradicional que oferece tarifas diferenciadas para pequenas e médias empresas, além de um aplicativo onde pode ser feita a gestão da conta pj.

Santander

O Santander oferece desconto na anuidade do cartão de crédito para pequenos negócios. As movimentações financeiras e acompanhamento da conta podem ser feitas via app.

Além disso, esse banco também dispõe de atendimento setorizado de acordo com o tipo de negócio.

Banco do Brasil

Um dos bancos mais antigos do país, o Banco do Brasil também tem uma opção de conta empresarial e ainda oferece linhas de crédito especiais para quem empreende. Assim, é possível conseguir contratar capital de giro, por exemplo, com taxas reduzidas.

Bradesco

Para os clientes de conta pj, o Bradesco oferece cartão de crédito sem anuidade e maquininhas de cartão com 6 meses sem aluguel.

Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal oferece acesso facilitado aos serviços do governo para quem tem conta pj. Com uma taxa mensal fixa, é possível ter acesso ao pagamento de FGTS, INSS e PIS Empresa.

Bancos digitais

Embora mais recentes, existem muitas opções de banco pj digital no Brasil que você pode confiar. Veja alguns deles abaixo.

C6 Bank

C6 Bank é um banco digital que tem uma opção de conta pj digital sem mensalidade e com cartões personalizados.

Banco Inter

Já o Banco Inter tem conta digital pj gratuita com direito a 100 TEDs grátis por mês e acesso a maquininha de cartão.

Nubank

Muito conhecido entre pessoas físicas, o Nubank também tem uma opção de conta PJ. A Nuconta PJ é gratuita e permite transferências entre contas de outros bancos sem tarifa.

Toda a movimentação é feita pelo aplicativo, também é possível emitir boletos de cobrança com uma taxa de R$ 3 por boleto.

Cora

A Conta Cora é uma conta pj digital ideal para pequenas empresas, porque é totalmente gratuita. Com essa opção você tem:

  • DOCs e TEDs sem taxa;
  • PIX gratuito e ilimitado;
  • emissão de boletos gratuita e ilimitada 

A Conta Digital Cora também oferece um cartão de crédito para empresas sem anuidade.

Para decidir qual a melhor conta para  a sua empresa, leve em consideração as necessidades do negócio e custo para manutenção da conta. Nessa hora, calcule os valores que serão gastos com tarifas de transações e cartão de crédito.

Essas informações tornarão a tomada de decisão mais simples.