Mochilão

Mochilão: cidades brasileiras que você precisa conhecer

Que tal incluir destinos das regiões Sudeste e Sul no seu próximo roteiro? 

Quem gosta de colocar uma mochila nas costas e viajar sabe que no Brasil o que não falta é lugar para conhecer. Esse imenso território abriga uma variedade de biomas e paisagens: praias, florestas, cachoeiras, entre outros. Conta, ainda, com cidades incríveis e destinos que unem tudo isso em um só lugar.

Todas as regiões do Brasil merecem ser exploradas. As regiões Sul e Sudeste têm boas rodovias, o que favorece as viagens por terra. Fizemos uma lista com alguns dos melhores destinos para escolher. É só reservar a sua passagem na Viação Cometa e embarcar no primeiro ônibus.

São Paulo

A maior cidade da América Latina tem uma atmosfera vibrante e de fácil acesso, partindo de praticamente qualquer lugar do Brasil em ônibus diretos. São Paulo respira cultura e arte: tem mais de 110 museus, centenas de cinemas, bibliotecas e painéis a céu aberto.

Mesmo em caso de mochilão, São Paulo pode ser o destino perfeito para quem pretende fazer compras específicas. A cidade conta com diversas ruas e bairros com comércios de nicho. Há lugares próprios para comprar roupas, móveis, instrumentos musicais, artigos eletrônicos e muito mais.

É uma das melhores cidades do mundo para quem gosta de curtir a noite e, apesar de ser conhecida como “selva de pedra”, tem muitos parques que valem a visita. Também tem natureza na região metropolitana, como na Serra da Cantareira ou no Pico do Jaraguá, onde é possível fazer trilha e apreciar vistas incríveis.

Trindade, Rio de Janeiro

A pequena vila de pescadores tem atmosfera de calmaria e uma natureza exuberante. Há praias para todos os gostos, com mar tranquilo ou agitado, de águas transparentes e mornas. As piscinas naturais, trilhas e cachoeiras, tornam o destino ainda mais completo.

Outra vantagem de Trindade é que você provavelmente precisará ir até Paraty para chegar até ela. Assim, pode tirar uns dias para conhecer a cidade histórica e as praias de lá. O mar ao fundo das construções coloniais compõe um cenário de filme.

Curitiba, Paraná

A capital do Paraná é famosa por seus jardins e também por ser uma cidade modelo, com um dos sistemas de transporte público mais copiados do mundo. Se você é um viajante que gosta de paisagens urbanas, precisa conhecer esse lugar.

O Jardim Botânico, que tem uma estufa espelhada em estilo Art Nouveau, é um dos cartões postais da cidade. Não deixe de visitar também a Torre Panorâmica, de onde é possível ter uma vista incrível da cidade.

Rio de Janeiro

Todo mundo que gosta de viagens precisa conhecer a capital do Rio de Janeiro, um dos lugares mais visitados do mundo. Com uma paisagem maravilhosa, a cidade é muito mais que um destino para curtir praias.

Lá é possível fazer um passeio de teleférico e subir até o Cristo, de onde também saem saltos de parapente. A irreverente Pedra do Balão, que parece estar equilibrada, também fica na cidade. Há também praças e parques que relembram os tempos áureos da antiga capital do Brasil.

Subir no Cristo Redentor, no topo do Corcovado, é uma daquelas coisas que todo mundo deveria fazer ao menos uma vez na vida, assim como o passeio de bondinho até o Pão de Açúcar. Além disso, não passe pelo Rio sem curtir um samba na Lapa ou na Pedra do Sal.

Poços de Caldas, Minas Gerais

Quem gosta de história, bem como da comida e hospitalidade mineiras, precisa colocar Poços de Calda no roteiro. A cidade tem águas termais que prometem ter propriedades medicinais. São um verdadeiro convite para relaxar.