dicas para quem quer estudar direito


Uma das áreas mais antigas do mundo, o Direito é cobiçado por inúmeros jovens que estão entrando no mundo acadêmico. Mesmo existindo há tanto tempo, ainda é considerada uma das profissões mais prestigiadas da atualidade. Você tem interesse nesse curso? Vamos dar algumas dicas para você que quer estudar Direito.

Inclusive, de acordo com um levantamento de profissões mais bem pagas do Brasil, a área jurídica está em 3° lugar. Ficou interessado? Vamos primeiramente falar sobre o curso de Direito.

Como é o curso de Direito


Vamos falar do curso de Direito da Estácio. É um curso de bacharelado que, tem duração de 5 anos, na modalidade presencial.

Ele tem como eixo principal o estudo e sistematização de processos para alcance das normas constitucionais. Durante o curso, os alunos recebem formação técnica e humanista através de disciplinas que fundamentam as áreas de Direito Civil, Tributário, Ambiental, Penal, Trabalhista, entre outras. Uma dica interessante é que, caso não possa pagar neste momento, talvez consiga ser beneficiado pelo FIES então não tem mais desculpas para ficar de fora.

Na Estácio, desde os primeiros períodos, os graduandos participam de atividades práticas, que compreendem tratativas de situações reais e simuladas voltadas à atuação profissional jurídica.

Através do Núcleo de Práticas Jurídicas, presente em todas unidades da Estácio que oferecem o curso de Direito, os futuros profissionais têm oportunidade de realizar atendimento supervisionado ao público externo, conciliando conhecimento teórico e prático.
É um curso que requer muita leitura e temo de estudo. Principalmente de leis e suas interpretações e análises por juristas brasileiros.

Ao final do curso, o estudante formado bacharel em Direito, precisa fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), caso queira ingressar na carreira de advogado.

Se você quer estudar direito, separamos 6 dicas para que você possa ir bem nos estudos, antes e depois que entrar na faculdade.

6 dicas para quem quer estudar Direito


1. Organize-se


Como mencionamos, estudar Direito é se preparar para ler muito e passar muitas horas por dia estudando. Assim como quando você estiver se preparando para as provas do vestibular ou Enem, durante o curso você precisará de muita dedicação.

Por conta disso, é ideal que você já comece se organizando. Ter uma rotina de estudos, um local silencioso para ler e horários definidos para as atividades diárias pode te ajudar muito a passar pela faculdade.

Crie o hábito de pegar livros na biblioteca. Inclusive, ela é um bom local para você estudar, já que é bem iluminado e silencioso.

2. Crie uma postura


Você já sabe que quando for trabalhar com qualquer área do Direito, terá que ter uma postura mais séria e sóbria.

Já durante o curso, os estudantes começam a se vestir mais formalmente. Essa postura diferente é para que você possa passar mais segurança e credibilidade. Afinal, a profissão de advogado exige uma certa relação de respeito.

Dificilmente você será levado a sério se for se apresentar em um tribunal de bermuda e chinelo, você não acha?

3. Faça estágios


É claro que fazer estágios durante a faculdade é importante para praticamente todos os cursos, mas para quem quer estudar Direito, é fundamental conhecer os escritórios e fazer networking.

Dessa maneira, você poderá conhecer bem como funcionam as instituições e a dinâmica de trabalho. Isso serve tanto para você ver se gosta quanto para mostrar também os pontos ruins da profissão.

Só as entrevistas de estágio já são uma boa maneira de adquirir experiência e conhecer novas pessoas, invista nessa procura!

4. Crie um relacionamento com os professores


É provável que, criando um relacionamento com seus professores, você só tenha a ganhar. Seja em indicações de estágios ou de bolsas de pesquisa, ou até de grandes amigos no futuro.

Participar das aulas, fazer os trabalhos, ser um aluno que demonstra interesse sempre vai contar pontos para você.

Sempre faça perguntas (pertinentes, é claro) e mostre que você está atento ao que eles estão explicando. Para os professores é muito gratificante saber que seu trabalho não está sendo em vão.

5. Participe de grupos


Sejam grupos de estudo ou de debates. Por mais que seja proveitoso estudar sozinho já que muito das matérias tratam sobre as leis, participar de grupos para discutir e debater pode enriquecer muito seu repertório e ajudar a ter novas ideias.

Grupos nas redes sociais também podem agregar conhecimento se forem bem aproveitados. Principalmente pela possibilidade de trocar experiências com pessoas de outras universidades e cidades. Assim, você conhece outras realidades.

6. Assista a audiências


Você sabia que se não for um caso de segredo de justiça, qualquer pessoa pode assistir a audiências? E para quem quer estudar Direito elas são super importantes para aprender mais sobre a prática da profissão.

Claro que não adianta só chegar na audiência sem saber do que se trata. Desse modo, é imprescindível que o estudante leia antes sobre o que vai ser discutido.

Também é ideal que você já tenha tido a disciplina a qual se trata a audiência. Sendo assim, a sua participação servirá praticamente como uma aula extra.

E você, pretende estudar Direito? Conta para a gente se você tem alguma outra dica para compartilhar.