Você deve saber que para ter sucesso nos estudos você deve ser muito dedicado e organizado com o objetivo de ter uma vida saudável. Por isso, é fundamental criar e manter um programa de estudos eficaz, a fim de organizar todas as disciplinas que serão cobradas e garantir que você esteja bem preparado para o exame.

Como manter uma rotina de estudos saudável

Com o objetivo de ter uma rotina de estudos saudável, é muito importante que você tenha um calendário de estudos, pois se não condiz com seu perfil e sua rotina diária, com certeza você o largará no meio da aprovação.

Então, neste artigo vamos lhe passar algumas dicas para criar e manter um plano de estudos adequado para você e mostrar os benefícios que um plano pode trazer.

Vamos lá?

1. Avalie o seu dia a dia

O primeiro passo para desenvolver um plano de estudo eficaz é avaliar suas atividades diárias.

Pontos:

·         Você ainda é um estudante, é autossuficiente ou frequenta um cursinho ou Curso Online?

·         Você já está trabalhando?

·         Que outras atividades ocupam seu tempo?

·         Aulas de idiomas, esportes, aulas particulares, etc.?

Ao fazer seu plano de estudos, será útil ter sempre em mente todas as atividades com o objetivo de realizar os seus planos. Busque criar uma calendário semanal e inclua todas as suas obrigações. Dessa forma, você poderá organizar melhor seu plano de estudos - que explicaremos mais à frente.

2. Estabeleça um local que você irá estudar

Depois de conhecer o seu dia-a-dia e de criar um calendário, é aconselhável criar um local adequado para se dedicar à atividade.

O espaço deve ter as seguintes características principais:

·         seja o mais silencioso possível;

·         ter uma mesa confortável;

·         não distrai;

·         Ter conexão com a internet (mas sem rede social, ok?);

·         ter todos os materiais necessários;

·         Leve e arejado.

Se a sua casa está muito movimentada para lhe proporcionar um bom estudo, a dica é escolher ir para uma biblioteca pública ou a sua escola ou faculdade.

Alternativamente, tente conversar com alguém com quem você mora e explique como um ambiente mais calmo é importante para você atingir seus objetivos!

Estudar na casa de um amigo também pode valer a pena, desde que lá seja um lugar tranquilo.

3. Relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo foca na sua atenção em se sentir bem e ajudará a reduzir a ansiedade. Para executar, tudo que você precisa fazer é contrair e relaxar os músculos do seu corpo.

4. Meditação

A meditação é altamente eficaz na redução da ansiedade e tem a capacidade de alterar certos estados do seu cérebro. Essa prática ajuda a melhorar a concentração, ajuda a memória e é uma boa aliada nesse período.

Curso Online com Certificado pode lhe ajudar a fazer uma meditação eficaz.

5. Respire e relaxe

Cinco minutos de inspiração e expiração longa e profunda por dia são suficientes para relaxar através da respiração. Isso irá ajudá-lo a lidar com a ansiedade, preocupação e manter sua rotina de estudos.

6. Cronograma para assuntos de estudo

Agora é a hora de listar as disciplinas que são cobradas em suas provas. Você conhece o calendário semanal que cria para todos os seus eventos? Adicione também as disciplinas que você planeja estudar a cada dia.

Tente intercalar assuntos com os quais você se sente mais confortável e assuntos que exijam mais esforço. Sugira mudanças para ajudá-lo a aprender. Por exemplo, se um dia você se concentra na leitura, outro dia você poderá fazer exercícios ou até assistir a uma vídeo aula sobre esse assunto.

Contar com essa variedade enquanto estuda é divertido porque ajuda você a não abandonar a sua rotina de estudos.

7. Mantenha todos os materiais necessários ao seu alcance

Com uma boa organização, você não precisa ficar se levantando e procurando itens que podem tirar a sua concentração.

Quando nós levantamos, nós perdemos a concentração. Mantenha sempre tudo muito bem organizado e em um local que não prejudique sua renda.

8. Cuide do seu corpo

Seguir uma rotina de estudos pode consumir muita energia, principalmente se a atividade ainda não se tornou um hábito. Além disso, você terá que lidar com diversas crenças limitantes que tentam manter sua zona de conforto de várias maneiras.

Tudo isso exige muito do corpo, e o fato de aprender é uma atividade intelectual que em nada reduz a sua necessidade de cuidar da sua saúde. Atividade física e uma boa alimentação são essenciais para se manter energizado durante os estudos e exames.

9. Faça uma pausa

O descanso e o lazer também devem constar no seu plano de preparação. Dar uma pausa na mente de vez em quando é essencial para respirar e voltar aos estudos. É importante saber quais atividades serão realizadas e se elas beneficiarão esse período de assimilação do conteúdo.

A dica é aproveitar o tempo de descanso para a atividade física, que além de ajudar a relaxar, libera hormônios, aumenta o bem-estar e acalma a mente.

10. Invista em Diferentes Métodos de Aprendizagem

Você já pensou em investir em algumas maneiras de melhorar sua eficiência de aprendizado? Por exemplo, diversos cursos orientam que os alunos se concentram em uma atividade por 25 minutos, depois fazer uma pausa por 5 minutos. Após esse movimento ser repetido quatro vezes, o tempo de pausa deverá sempre ser um pouco maior, mais ou menos 30 minutos.

Dessa forma, você verá quanto ganha em um determinado período e administrar melhor seu tempo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.