Abordaremos neste artigo dicas sobre como estudar inglês para os concursos públicos. O inglês era há um tempo um assunto muito restrito dentro das provas. Porém, recentemente, o inglês começou a aparecer com mais frequência dentro dos concursos, e por isso, todos os concurseiros devem sempre estar muito bem preparados para compreender os devidos assuntos do conteúdo.

Inglês para concursos

Se você deseja entender sobre como estudar inglês para os concursos, continue a sua leitura neste artigo. Além dessas dicas, indicamos que você procure por um Curso de Inglês Online para melhorar o seu compreendimento sobre o assunto.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Como estudar inglês para concursos públicos


Abordaremos a seguir algumas dicas para você se sair bem na prova de inglês:

1. Saiba o que irá cair na prova


A primeira dica é fundamental, assim como em qualquer outro concurso, é essencial ler todo o edital sempre com muita atenção. No edital você saberá quais serão os conteúdos que serão abordados, e assim poderá focar somente no que é comprado pela banca.

Podemos determinar que como sendo inglês para concurso público, é provável que seja cobrado interpretação de texto, gramática e afins.

E para que você possa compreender totalmente o que está escrito na prova, será preciso saber sobre a estrutura frasal de acordo com cada classe gramatical e os tempos verbais. Ter um pouco de conhecimento sobre o inglês é fundamental para ir bem na prova.

E com o objetivo de melhorar o seu entendimento, é essencial que você faça um Curso de Inglês.

2. Treine sua leitura em inglês


Como acabamos de comentar, na prova de inglês você terá que lidar com os textos, e por isso, o melhor jeito de estudar é ler bastante.

Treine a sua leitura com textos que são iguais aos modelos que são cobrados pela banca do concurso, com o objetivo de se habituar ao vocabulário e formato da escrita cobrados. E quando a leitura ficar muito cansativa, vá para a leitura que seja mais divertida, procure por algum livro com o tema que você gosta. Com isso, você irá condicionar a sua mente para ler e compreender o idioma inglês e ainda poderá curtir um momento de lazer.

Uma dica que irá te auxiliar muito é assistir a sua série com áudio original e legenda em inglês.

Sempre busque entender sobre o que está escrito. Quando você entende sobre o que está escrito, você aumentará o seu vocabulário cotidiano.

3. Estude termos relacionados ao concurso que você irá prestar


Você pode ser fluente em inglês, porém ainda não sabe todas as palavras do dicionário, assim como não sabemos tudo em português.

Portanto, será preciso estar totalmente familiarizado com os termos técnicos e formais de cada área tratada pelo concurso.

Em alguns concursos, provavelmente, você terá que saber vocabulário de legislação e política. Então, sempre realize pesquisas e procure compreender textos sobre esses assuntos em inglês.

Dicas para estudar melhor:

  • Anote cada palavra com o seu significado e espalhe pela casa em lugares estratégicos;
  • Desenhe o sentido da palavra para melhorar na memorização;
  • Tente estipular uma meta de palavras para aprender diariamente;
  • Crie para si mesmo um dicionário e o leia-o todos os dias.

Para o aluno que é mais avançado no idioma inglês, não se atenha apenas às palavras. Treine escrevendo frases simples e complexas que sejam comuns para o seu dia a dia.

4. Sempre conheça a banca organizadora do concurso


Algo fundamental que faz parte da prova é conhecer a banca examinadora que faz a prova.

Toda empresa que fizer a organização da prova do concurso terá que seguir os que eram impostos nas provas anteriores. Indicamos que você procure por provas anteriores que eram realizadas pela mesma banca e quando for analisar, você compreende sobre o que é abordado e, assim, não se surpreenderá na hora da prova.

5. Faça bastantes simulados


Já no embalo que você irá procurar por provas anteriores da banca examinadora, aproveite então para ir atrás de simulados para colocar em prática os seus conhecimentos.

Uma técnica que podemos dizer que é infalível para melhorar a aprendizagem é a repetição. Quanto o aluno repete mais vezes o exercício, mais ele tem em memorizar o conteúdo. Portanto, responder bastante questões é um excelente jeito de gravar as matérias, pois assim você irá treinar o seu cérebro de um jeito prático para a prova do concurso.

6. Leia sempre o enunciado da questão


Para a prova, uma técnica infalível para ganhar tempo e facilitar que a interpretação seja boa, busque sempre ler o enunciado primeiro.

Compreenda sobre o que a questão pede e, assim que for ler o texto você já saberá o que procurar.

Outra coisa que podemos mencionar sobre enunciado, é procurar os tempos verbais ou termos de temporalidade, como por exemplo: today, yesterday, that time e last week, pois eles podem lhe auxiliar na resposta correta.

Além desses tempos ver vai, algumas expressões e palavras-chave podem lhe auxiliar bastante, como: but , because , the best, the worst , the most and if / whether.

Sempre preste muita atenção nos nomes que estão na questão, como: de pessoas, cidades, estados e países. Apontamos que esses termos serão essenciais na hora de compreender o texto.

Depois de ler sobre inglês para concursos, o que devo estudar, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.