Peças são muito importantes para o desempenho de processamento e a qualidade gráfica dos games.
Esse tripé de equipamentos e o processador são os mais importantes na montagem de um PC gamer. Então, na hora de definir o seu orçamento, é fundamental que você não pense em economizar com essas peças. Aqui, vamos mostrar a importância de cada hardware para o seu computador gamer.
Para que servem HD, SSD e placa de vídeo?
O primeiro passo para montar o seu PC gamer é entender para que cada peça serve. Falando especificamente sobre SSD, HD e placa de vídeo, mostraremos abaixo quais suas principais funções:
SSD
O SSD é uma peça que chegou ao mercado com o intuito de substituir o HD. Essa peça é mais compacta, não tem partes móveis e a velocidade de acesso aos dados é bem maior do que a dos HDs convencionais.
Mesmo sendo mais caro que um HD, o SSD é uma peça que consegue ler dados muito mais rápido, o que agiliza o seu PC gamer a rodar jogos com mais fluidez.
HD
O HD é um disco rígido de armazenamento. Essa peça ajuda a armazenar arquivos e influencia na velocidade em que games, softwares e arquivos são abertos em um PC ou notebook.
O principal destaque do HD é o seu custo-benefício: as peças são bem compactas e possuem boas capacidades de armazenamento a um bom preço.
Placa de vídeo
A placa de vídeo é a peça que ajuda a trazer mais qualidade gráfica aos jogos rodados no PC. Quem está montando um PC para jogar ou editar vídeos, a placa de vídeo é uma peça fundamental para que o computador tenha qualidade.
Diferenças entre SSD e HD
A primeira diferença entre HD e SSD é que o HD é um disco mecânico e o SSD é eletrônico. Por isso, o SSD tem menos capacidade de armazenamento do que um HD, mas é muito mais rápido.
O HD salva arquivos a partir dos ponteiros que são responsáveis por acessar um arquivo ou escrevê-los no HD. Essa é a forma mais comum de armazenamento de arquivos. Porém, essa maneira de armazenamento se torna mais lenta para suportar jogos e softwares cada vez mais pesados.
O SSD tem ganhado espaço no mercado porque é um processo eletrônico que consegue acessar e salvar arquivos muito mais rápido. A dica para montar um PC gamer é comprar um HD de 1 TB e um SSD de 128 ou 256 GB, pelo menos.
Dessa maneira, você consegue direcionar os arquivos mais leves do seu PC para o HD e os softwares e os jogos mais pesados para o seu SSD. E assim, você também economiza, sem precisar pagar muito mais caro por um SSD com mais espaço de armazenamento no lugar de um HD.
Placa de vídeo integrada ou dedicada?
A placa de vídeo integrada é aquela que vem acoplada com a placa-mãe, o que é conhecido como onboard. Essas placas são mais básicas e dificultam a capacidade de upgrade do PC, já que estão acopladas a outra peça.
Para quem está montando um PC gamer, a placa de vídeo integrada não é a melhor opção. O melhor para jogos é uma placa de vídeo dedicada. As placas dedicadas possuem muito potência para atingir uma alta qualidade gráfica, o que é essencial para rodar jogos com excelentes gráficos.
Essas três peças são essenciais para o desempenho do seu PC gamer. Então, não economize com esses hardwares! Conheça melhor as marcas e os detalhes técnicos para comprar o melhor possível para o seu PC e não ter dificuldade para rodar seus jogos com um bom desempenho.