Peças são muito importantes para o desempenho de processamento e a qualidade gráfica dos games.

Saiba a importância do SSD, HD e placa de vídeo para seu PC Gamer

Para montar um PC gamer de qualidade, precisamos dar atenção às peças de hardware mais importantes. Um computador para games necessita de peças potentes como SSD, HD e placa de vídeo para garantir a qualidade.
 
Esse tripé de equipamentos e o processador são os mais importantes na montagem de um PC gamer. Então, na hora de definir o seu orçamento, é fundamental que você não pense em economizar com essas peças. Aqui, vamos mostrar a importância de cada hardware para o seu computador gamer.

Para que servem HD, SSD e placa de vídeo?


O primeiro passo para montar o seu PC gamer é entender para que cada peça serve. Falando especificamente sobre SSD, HD e placa de vídeo, mostraremos abaixo quais suas principais funções:

SSD


O SSD é uma peça que chegou ao mercado com o intuito de substituir o HD. Essa peça é mais compacta, não tem partes móveis e a velocidade de acesso aos dados é bem maior do que a dos HDs convencionais.

Mesmo sendo mais caro que um HD, o SSD é uma peça que consegue ler dados muito mais rápido, o que agiliza o seu PC gamer a rodar jogos com mais fluidez.

HD


O HD é um disco rígido de armazenamento. Essa peça ajuda a armazenar arquivos e influencia na velocidade em que games, softwares e arquivos são abertos em um PC ou notebook.

O principal destaque do HD é o seu custo-benefício: as peças são bem compactas e possuem boas capacidades de armazenamento a um bom preço.

Placa de vídeo


A placa de vídeo é a peça que ajuda a trazer mais qualidade gráfica aos jogos rodados no PC. Quem está montando um PC para jogar ou editar vídeos, a placa de vídeo é uma peça fundamental para que o computador tenha qualidade.

Diferenças entre SSD e HD


A primeira diferença entre HD e SSD é que o HD é um disco mecânico e o SSD é eletrônico. Por isso, o SSD tem menos capacidade de armazenamento do que um HD, mas é muito mais rápido.

O HD salva arquivos a partir dos ponteiros que são responsáveis por acessar um arquivo ou escrevê-los no HD. Essa é a forma mais comum de armazenamento de arquivos. Porém, essa maneira de armazenamento se torna mais lenta para suportar jogos e softwares cada vez mais pesados.

O SSD tem ganhado espaço no mercado porque é um processo eletrônico que consegue acessar e salvar arquivos muito mais rápido. A dica para montar um PC gamer é comprar um HD de 1 TB e um SSD de 128 ou 256 GB, pelo menos.

Dessa maneira, você consegue direcionar os arquivos mais leves do seu PC para o HD e os softwares e os jogos mais pesados para o seu SSD. E assim, você também economiza, sem precisar pagar muito mais caro por um SSD com mais espaço de armazenamento no lugar de um HD.

Placa de vídeo integrada ou dedicada?


A placa de vídeo integrada é aquela que vem acoplada com a placa-mãe, o que é conhecido como onboard. Essas placas são mais básicas e dificultam a capacidade de upgrade do PC, já que estão acopladas a outra peça.

Para quem está montando um PC gamer, a placa de vídeo integrada não é a melhor opção. O melhor para jogos é uma placa de vídeo dedicada. As placas dedicadas possuem muito potência para atingir uma alta qualidade gráfica, o que é essencial para rodar jogos com excelentes gráficos.

Essas três peças são essenciais para o desempenho do seu PC gamer. Então, não economize com esses hardwares! Conheça melhor as marcas e os detalhes técnicos para comprar o melhor possível para o seu PC e não ter dificuldade para rodar seus jogos com um bom desempenho.