Logo após decidir qual o concurso que você vai prestar, a primeira dúvida que passa pela cabeça do concurseiro é: o que estudar para concurso público?

Concurso para porteiro

Muitos não têm a oportunidade de estudar em uma instituição privada de estudo, e por isso não sabem ainda o que cai na prova de concurso. E por causa disso, preparamos esse artigo para lhe mostrar tudo sobre a prova de porteiro.

Quanto mais cedo você começar a estudar, melhor será o seu desenvolvimento em conteúdo que não são o seu forte. Pois, o plano é passar o concurso, certo?

Então, para passar em um concurso você deve ter um excelente plano, que deverá ser focado em todos os conteúdos.

Neste artigo, vamos falar sobre os conteúdos de um uma prova de porteiro. Portanto, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

O que se deve estudar para um concurso público?


Quando você planeja estudar para um concurso público, primeiramente você deve compreender que é um grande desafio.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é ler o edital do concurso e ver quais serão as matérias que vão cair.

A nossa dica, e também será o que irá consta no edital do seu concurso é que você deverá estudar as seguintes matérias:

  • RACIOCÍNIO LÓGICO.
  • MATEMÁTICA.
  • LÍNGUA PORTUGUESA.
  • LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA.
  • INFORMÁTICA.
  • DIREITO PROCESSUAL PENAL.
  • DIREITO DO TRABALHO.
  • DIREITO CIVIL.

A profissão de Porteiro é recheada de desafios. E por isso é preciso ter um bom desempenho para que o seu trabalho seja muito satisfatório e, por causa disso, o concurseiro deve compreender qual é a importância da prova para se destacar na área.

O cargo de porteiro vai exigir que o profissional se dedique completamente para conquistar um bom desempenho no trabalho.

O porteiro será um dos responsáveis pela segurança de diversos locais, além de ter um contato direto com todos moradores, e por isso o porteiro deverá ser sempre simpático e educado.

É essencial sempre se lembrar que um porteiro não precisa atuar apenas em prédios ou em áreas residenciais. Existem diversas oportunidades para essa profissão, como por exemplo hotéis e pousadas.

Os responsáveis pela contratação deverão ser muitos exigentes, com a finalidade de contratar um porteiro que busque atender os requisitos do cargo e que ele tenha o perfil ideal para a realização do trabalho.


Como funciona uma prova de concurso público?


Segundo o Certificado Cursos Online, é importante compreender como as provas funcionam. A plataforma divide as matérias dos concursos em três categorias:

  • Básicas;
  • Complementares;
  • Específicas.

As disciplinas básicas serão todas aquelas que irão aparecer em todos os concursos. As complementares, são as matérias que aparecem nos concursos para a carreira que você almeja, como a prova de porteiro. E por fim, mas não menos importante, as específicas que serão as provas cobradas por determinado órgão.

Um exemplo de concurso: um concurso de Tribunal, as disciplinas básicas seriam Português, Direito Administrativo e Direito Constitucional. Em seguida, as complementares seriam Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Direito das Pessoas com Deficiência. E as específicas poderiam ser Direito Eleitoral e Legislação Específica.

A nossa dica é que você comece a estudar por ordem. Dê preferência aos assuntos mais básicos, depois evolua para as complementares e por fim para as específicas. Sempre deixe as específicas para caso de iminência do edital.

Por onde começar a estudar para concurso de porteiro?


Algo essencial para auxiliar em seu concurso, é estudar por Curso Online Com Certificado, os cursos online são uma excelente forma de estudar para os concursos, pois são práticos e gratuitos, e contribuem para o seu currículo. Sabemos que a decisão de estudar para um concurso não é algo fácil. Pois, a maioria das pessoas pensam que conseguirá um emprego dentro da iniciativa privada depois de terminar o ensino médio.

Estudar sozinho ou estudar em grupo


Depois de compreender qual é o motivo para fazer o concurso de porteiro, o passo seguinte é procurar um Curso de Porteiro ou alguém que possa lhe auxiliar nos estudos.

Há dois tipos de candidatos: os que decidem procurar ajuda e os que resolvem estudar sozinhos.

Muitos decidem estudar sozinhos por achar que é mais barato. Porém, jamais se engane. Você conhece aquele ditado que diz que o barato sai caro?

Isso quer dizer, comprar materiais para estudar sozinho pode ser mais caro para o seu bolso.

O estudante que opta por estudar sozinho, precisa lidar com os seguintes problemas:

  • Procurar o conteúdo que deve ser estudado;
  • Encontrar onde está esse conteúdo;
  • Compreender que conteúdo é esse.

Fazer toda essa busca sozinho demandará um determinado tempo precioso, que poderia ser utilizado no estudo.

Uma grande vantagem dos cursos online é um material que já está pronto para ser estudado. E ter esse material em mãos será muito vantajoso para sua vida financeira.

Depois de ler sobre “concurso para porteiro, o que pode cair na prova”, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.