Muitos profissionais quando pensam em cursos online pensam na hora de obter certificados rápidos. Os certificados têm diversos objetivos, seja para qualificação profissional, para conseguir determinada vaga ou até para usar em horas complementares da faculdade. As opções são vastas, e muitas vezes é mais aconselhável fazer um curso online do que presencial, por causa da sua redução de gastos e de suas comodidades. E todo Certificado de Conclusão de Curso agrega muito valor ao currículo.

qualquer curso online tem um certificado de conclusão

Os cursos a distância têm muita comodidade para estudar, seja em casa, trabalho, ônibus, etc. Existe sempre ótimas alternativas para ter contato com o material proposto pelo curso, e assim deixar qualquer pessoa informada, atualizada e pronta para qualquer desafio.

Então, pegue papel e caneta, e anote tudo que vamos lhe passar sobre os certificados de conclusão dos cursos.

Vamos lá?

A importância de um certificado


Quando pensamos em formação, sempre vem em mente as questões dos processos de aprendizado, e as formas que as informações são desbravadas ao longo do tempo. O conhecimento é algo fundamental que vai sempre inspirar os alunos e os profissionais.

Quando o aluno se forma na faculdade, sempre vem aquele sentimento de vitória, sentimento de missão comprida. Pois, foi um investimento que foi muito além de fatores econômicos. Qualquer Curso Online, independentemente do tempo cursado, deixa sempre qualquer aluno honrado ao receber o certificado de conclusão.

Este comprovante vai servir para coroar todo o esforço do aluno, e assim provar que ele domina determinado tema e estará apto a realizar determinada função. Quando o aluno realiza o curso, a empresa entende que o profissional entende já sobre o assunto da área, e assim agregando valor a uma entrevista de emprego. E nessas situações podemos entender o real valor da certificação.

E por isso, se você realizou cursos livres, todo o certificado de excelência vai servir para muitas metas e tem grande importância. Portanto, sempre se atente se o curso oferece certificação, e assim provar a qualidade da instituição e da metodologia do curso para que você consiga provar pelo documento.

O que deve constar em um certificado?


Todo o certificado deve estar totalmente com as informações básicas sobre o aluno e o conteúdo do curso em si. E sempre deve ter um padrão em todas as modalidades, mesmo que ele seja impresso ou digital.

  • Todo o certificado deve conter:
  • Nome completo
  • Documento oficial de identificação
  • Modalidade do curso
  • Carga horária total
  • Data de início e conclusão do curso;
  • Nome e CNPJ da instituição que ministrou o curso;
  • Assinatura do diretor da instituição;
  • Conteúdo programático

Todas as informações são essenciais e necessárias para que os alunos consigam provar o que você fez em todo o curso. E a nota final da avaliação vai contar bastante, e por isso, sempre será necessário conseguir um bom resultado.

A importância de saber se o curso é reconhecido pelo MEC


Atualmente o diploma de nível superior ou de cursos remotos só terá validade se ele for emitido por um curso que deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação.

Definimos o aval do MEC como a certeza de que a graduação ou o curso terá valor no território brasileiro e será bem aceito dentro do mercado de trabalho. Por isso é sempre importante saber se o curso que você pretende fazer é reconhecido pelo MEC.

Os certificados reconhecidos pelo MEC abrem inúmeras portas. Com ele você poderá fazer o registro no Conselho Regional da sua profissão, e com essa filiação será a condição legal obrigatória para o exercício de algumas atividades. O certificado que é reconhecido pelo MEC, você estará apto a prestar concursos públicos que vão exigir o nível superior ou técnico.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?


Atualmente, você pode entrar diretamente no site das faculdades e dos cursos online e buscar a informação sobre o reconhecimento do curso. E essa fonte somente será confiável se for feita no site do e-MEC.

Para fazer essa pesquisa, você deve fazer os seguintes passos:

  • Acesse o site e-MEC.
  • Clique na aba “Consulta Avançada
  • Em seguida clicar no “Buscar por”, e selecionar a opção “Instituição de Ensino Superior”.
  • Embaixo busque o “Nome ou Sigla da Instituição”, e digite o nome da faculdade ou universidade sobre a qual você quer se informar.
  • Após coloque o estado e o município, se quiser.
  • Em seguida busque por “Situação” e selecione a opção “Ativa”.
  • Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.

Todas as notas do MEC vão variar de 1 a 5, a nota 3 é considerada satisfatória, acima de 3 será ótima e abaixo de 3 a instituição de ensino é considerado que ela não atende aos critérios de qualidade estipulados pelo Ministério.

Depois de ler sobre os tópicos sobre “todo e qualquer curso online tem um certificado de conclusão?”, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.