Existem muitos cursos que são um pré-requisito para concursos e que trazem grandes oportunidades de carreira, sendo uma delas as que são voltadas para a área da saúde e da estética.

Concursos na área da saúde e estética

Alguns desses cursos são a odontologia e suas especialidades, como a dentística, área responsável por procedimentos estéticos como o clareamento dental.

Além deste, o curso de estética diz respeito aos mais variados procedimentos relacionados a pele e a beleza, a dermatologia, uma especialidade médica clínica, e que também pode ter alguns de seus procedimentos praticados pelo profissional de dentística, que une ambos setores.

No presente artigo abordaremos sobre alguns desses cursos e como eles são importantes e podem ser uma boa oportunidade para as carreiras e para quem deseja realizar os mais variados concursos dentro do país.

Os cursos de saúde e suas aplicabilidades


Os cursos da área da saúde e da estética abrem muitas possibilidades para uma série de concursos ao redor do Brasil.

Os concursos são variados e dependem de uma banca reguladora para serem organizados, podendo cobrar variados tipos de conhecimento para encontrar os profissionais para a vaga.

Quase sempre as questões se relacionam com conteúdos que são vistos ao longo das graduações e de conhecimentos gerais, bem como aplicações relacionados às normas gramaticais e podendo haver questões matemáticas.

Em alguns casos, também são pedidas legislações específicas relacionados às profissões regulamentadas, como as de médicos odontologistas que realizam procedimentos como implante dentário.

Abaixo abordaremos sobre alguns desses cursos e suas principais características.

1- Medicina


A medicina é um dos cursos de graduação mais procurados do Brasil e sua carreira está entre os profissionais com os melhores salários do Brasil.

É um curso bastante longo, com duração de aproximadamente seis anos e para quem procura uma residência médica, popularmente conhecida como especialização, há uma formação de mais dois anos. No curso de medicina existem ao menos 53 especialidades.

Os médicos podem atuar tanto na rede privada como na pública por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma das especialidades mais conhecidas e que trazem grandes ganhos por possibilitar a abertura de um consultório estético é a dermatologia.

Essa especialidade cuida da pele e também dos pelos do corpo, sendo uma das grandes áreas da medicina.


2- Odontologia


A odontologia é um curso tão procurado quanto medicina e pode variar, conforme a faculdade, entre 4 a 6 anos para ser concluída.

Existem também especialidades no ramo da odontologia, como a dentística, chamada “odontologia estética”.

Essa especialidade é uma das mais lucrativas, principalmente para quem irá abrir o próprio consultório.

O profissional especializado em dentística realiza uma série de procedimentos, como a colocação de lente de contato dental e até aparelhos ortodônticos, visando uma melhor aparência e harmonia na face e no sorriso.

O valor das remunerações depende muito das especialidades e de onde o profissional irá atuar, podendo concorrer a concursos para diversos setores envolvidos.

3- Estética


Uma área que vem se profissionalizando muito nos últimos tempos no Brasil é a área da estética. Com isso, surgiu uma grande oferta de cursos nessa área, de modo que a beleza começou a ser vista como uma área mais técnica e que contribui diretamente para a saúde.

O boom dos cursos de estética também se dá em conjunto ao aumento da indústria dos cosméticos, sendo o Brasil um dos grandes representantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

O curso de estética pode variar de dois a três anos e os alunos podem aprender uma série de componentes que vão desde os mais variados procedimentos estéticos até o gerenciamento de negócios.

Assim, o profissional esteticista pode trabalhar em uma série de mercados que incluem salões de beleza, clínicas especializadas, setores da TV, lojas de cosméticos e até mesmo hotéis, fora a possibilidade de abrir um negócio próprio, ou mesmo prestar serviços por meio dos concursos.

As possibilidades da carreira


Existem, portanto, uma série de caminhos que se abrem para as pessoas que queiram se especializar em alguma dessas áreas.

Áreas como odontologia, estética, dermatologia além de poder ofertar uma série de procedimentos como aparelho invisível até tratamento para calvície, também podem ir para o mundo dos concursos.

De modo geral, o concurso ocorre para trazer oportunidade aos profissionais de atuar em uma área pública, seja de saúde, como em consultórios do SUS - Sistema Único de Saúde -, ou para programas específicos das prefeituras de cada cidade ou mesmo junto a outros órgãos do governo, como para suporte em escritórios.

Deste modo, quem atua na área médica ou de estética pode contar com os concursos, que oferecem bons salários e benefícios diversos.

Por isso, é importante ter em mente qual curso irá fazer, para que independentemente dos tratamentos, como aparelho dental invisível ou outro que possam ser feitos, consiga crescer na profissão e proporcionar mais saúde e tranquilidade aos pacientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.