Entenda como servir corretamente seu amigo de quatro patas para mantê-lo bem nutrido e saudável

Cachorro

Para que os cães cresçam saudáveis é necessário oferecer alimentos de qualidade e na quantidade certa. Como os animais possuem portes diferentes, não há um padrão único na hora de servir a ração.

Pets menores vão comer menos e podem ser alimentados com rações com grãos menores; por outro lado, os cães grandes precisam de mais energia e podem ingerir grãos maiores.

Se você está em dúvida sobre a quantidade de ração de cachorro que irá oferecer diariamente ao seu amigo, confira as dicas e saiba como alimentá-lo ao longo do dia.

Filhotes


Os filhotes, independentemente do porte, devem consumir de 150 a 400 gramas por dia. Até os três meses a ração deve ser macia, não ultrapassando as 200 gramas diárias. Depois, até os cinco meses, é possível dividir o alimento em três refeições, cada uma com cerca de 75 gramas.

Quando chegam aos seis meses, devem comer duas vezes ao dia, cada prato com 150 g de ração. Dos oito aos doze meses também se mantêm duas refeições, cada uma com 150 a 200 gramas.

Adultos pequeno porte


Para os cães de pequeno porte (entre 4 kg e 8 kg) é importante considerar se são ativos e praticam caminhadas ou outra atividade física por pelo menos 30 minutos diários. Se sim, podem comer entre 100 e 620 calorias por dia. Conforme o tempo de exercícios aumenta, a quantidade de ração também deve ser acrescida.

Em média, os cães de pequeno porte precisam de 150 g a 200 g diárias. Apesar disso, considere o quanto o cão se exercita. Um animal que passa a maior parte do tempo em casa terá necessidades diferentes daquele que faz caminhadas de 1h 30 diariamente.

Adultos médio porte


Os cães adultos de médio porte (entre 8 kg e 20 kg) precisam comer no mínimo 270 g por dia. Isso se levarem uma vida mais tranquila e não forem muito agitados. Se o pet te acompanha em caminhadas e faz exercícios por cerca de meia hora ou mais, já será necessário aumentar a quantidade servida. Quanto às calorias, precisam de 620 a até 1680 por dia, dependendo dos hábitos e do tempo de exercício.

Adultos grande porte


Para os cães adultos de grande porte (entre 20 kg e 40 kg), a regra da atividade física também deve ser considerada. Estes animais precisam de 1200 a 1600 calorias por dia, de acordo com os exercícios praticados.

Em média, o ideal é servir até 420 g de ração por dia, para que o animal fique bem nutrido e saudável.

Adultos porte gigante


Cachorros de porte gigante são aqueles que têm mais de 40 kg. Eles podem precisar de até 810 g de ração por dia. Além disso, não são tão interessados em caminhadas e outros exercícios, já que seu tamanho costuma atrapalhar a prática.

Precisam de cerca de 3500 calorias diárias para manter o corpo funcionando corretamente e evitar a desnutrição.

Idosos


Cães idosos têm menos disposição para atividades físicas, por isso precisam comer menos ração. Os pequenos chegam à velhice em média aos 10 anos e precisam de até 560 calorias por dia. Médios, a partir dos 8 anos, devem consumir até 1880 calorias diariamente.

Já os cães idosos de porte grande, a partir dos 6 anos, devem consumir 1880 calorias ou mais ao longo do dia. Se possível, também é indicado dar preferência para rações voltadas aos cães idosos, não importa qual seja o porte.

Peso também deve ser considerado


Outra dica para acertar na quantidade de ração oferecida ao seu amigo de quatro patas é prestar atenção ao que está descrito na embalagem. Cada marca determina quantas gramas devem ser servidas diariamente de acordo com o peso do cãozinho.

Tenha uma xícara ou medidor próximo ao pacote de alimento. Em média, em uma xícara de 200 ml cabem 70 g de ração. Então, se seu pet tem 18 kg (porte médio), você deve servir cerca de 5 xícaras por dia para ele, o equivalente a 320 g diárias.