Será que todo aposentado possui direito a revisão da aposentadoria? Quanto tempo deve ser esperado para solicitar a elevação desse benefício? A revisão é solicitada pelo Meu INSS? Entenda tudo sobre essa questão.

revisão do benefício do INSS

Questão #1: Quem pode solicitar a revisão da aposentadoria?


O segurado que já está recebendo o benefício da aposentadoria poderá solicitar o pedido de revisão, ou seja, o valor desse benefício poderá ser alterado em algum momento.

Se o cidadão acredita que houve algum erro sobre o valor do seu benefício ou se necessita da reavaliação ele poderá pedir que a aposentadoria seja reavaliada.

Entenda que a revisão pode ser exigida até 10 anos após o início da sua aposentadoria e após esse período irá acontecer a decadência e não se faz mais possível a solicitação de revisão do seu benefício.

De forma sucinta, qualquer segurado pode solicitar a revisão da aposentadoria. 

Afinal, como eu posso saber se há algum erro na minha aposentadoria?


Você pode conferir se há erros na sua aposentadoria de duas maneiras.

A primeira forma é você conferindo a memória de cálculo de benefício e a carta de concessão, pois é a forma de saber as informações sobre como foi o processo de análise do INSS.

A carta de concessão pode ser encontrada no portal Meu INSS.

A segunda forma é quando você analisa o Processo Administrativo desse seu benefício que também pode ser solicitado pelo Meu INSS ou pele telefone 135. 

Questão #2: Meu INSS


O pedido será realizado pela plataforma online responsável por fazer diversos pedidos do INSS sem sair de casa, conhecida como Meu INSS.

Desta maneira, você precisa conhecer um pouco sobre essa ferramenta para garantir que a revisão da aposentadoria seja realizada por esse instituto, correto? 

Não se preocupe, veja este guia do Meu INSS e saiba como realizar os seus procedimentos da previdência social pela plataforma. 

Questão #3: Como solicitar a revisão da aposentadoria?


Conforme informado no tópico anterior, a revisão da aposentadoria deve ser solicitada no Meu INSS, mas você poderá também fazer o pedido pelo telefone 135.

É importante você entender que não há como solicitar essa revisão por meio de atendimento presencial, ou seja, apenas pela plataforma ou por telefone, como mencionado previamente.

Toda documentação exigida também será solicitada e deverá ser enviada pela internet e em alguns cenários pode ser que o instituto marque um dia para que o cidadão compareça na agência para resolver pendências e fazer o que for necessário.

É comum que os documentos exigidos sejam:

  • Documentação pessoal como CPF e RG;
  • Cópia do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
  • Cópia da ação trabalhista que prove a vitória do segurado e que tenha assinatura do cartório;
  • Cópias dos recibos de salários;
  • Cópias de holerites.

Entendeu o que você irá fazer para garantir a sua revisão da aposentadoria, quem poderá solicitar e qual o papel da plataforma Meu INSS? Então compartilhe essas informações e ajude outras pessoas a entender melhor sobre este assunto.